Olha o 'Sucatão' ai gente!


O Boeing 707 – 345C prefixo KC 137 (FAB 2401), foi o avião presidencial durante os anos de 1986 a 2005 e ficou conhecido como ‘Sucatão’ a partir das críticas feita pela imprensa brasileira com a compra do avião em 1986 pelo então presidente José Sarney juntamente com um outro Boeing 707 de prefixo KC 03. A imprensa criticava o presidente pôr o modelo ser de 1958, mas na verdade a data de fabricação do avião era de 1958.

O Boeing 707 tinha 46 metros de comprimento, 44 de envergadura e 13 de altura, capacidade de passageiros era de 202 e velocidade de 815 km/h, possuía quatros turbinas que fazia um alto barulho o que ajudou a construir sua fama de sucatão.
Em dezembro de 1999 o também apelidado ‘Sucatão’, o KC 03 foi obrigado a fazer um pouso de emergência no aeroporto de Amsterdã na Holanda após as quatros turbinas pegarem fogo, quando levava a comitiva do então vice-presidente Marco Maciel à China. Com o acontecimento surgiu a discussão de substituir as aeronaves, e em 2003 na administração lula, foi adquirido o Airbus A319 que foi de imediato apelidado de ‘AeroLula’.
Em 2006 o ‘Sucatão’ foi disponibilizado à TAM para minimizar o caos no transporte aéreo no Brasil. Em 2011 de volta para a FAB teve um defeito em uma turbina quando levava o ministro Fernando Pimentel e 66 empresários para à África. Ano passado (2013) um novo incidente com o ‘Sucatão’ desta vez ele iria trazer 143 militares brasileiros que retornava da missão de Paz no Haiti, uma das turbinas turbinas explodiu a alguns metros do solo em Porto Príncipe.
Finalmente em outubro de 2013 o sucatão junto com três aviões do mesmo modelo foi aposentado, ouve uma cerimônia na base aérea do Rio de Janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sim! Dom Pedro estava com diarreia, montava uma mula e o grito do Ipiranga não foi bem o “Independência ou morte”.

Estatua de José Bonifácio em Nova Iorque