Olha o 'Sucatão' ai gente!
O Boeing 707 – 345C prefixo KC 137 (FAB 2401), foi o avião presidencial durante os anos de 1986 a 2005 e ficou conhecido como ‘Sucatão’ a partir das críticas feita pela imprensa brasileira com a compra do avião em 1986 pelo então presidente José Sarney juntamente com um outro Boeing 707 de prefixo KC 03. A imprensa criticava o presidente pôr o modelo ser de 1958, mas na verdade a data de fabricação do avião era de 1958.
O Boeing 707 tinha 46 metros de comprimento, 44 de envergadura e 13 de altura, capacidade de passageiros era de 202 e velocidade de 815 km/h, possuía quatros turbinas que fazia um alto barulho o que ajudou a construir sua fama de sucatão.
Em dezembro de 1999 o também apelidado ‘Sucatão’, o KC 03 foi obrigado a fazer um pouso de emergência no aeroporto de Amsterdã na Holanda após as quatros turbinas pegarem fogo, quando levava a comitiva do então vice-presidente Marco Maciel à China. Com o acontecimento surgiu a discussão de substituir as aeronaves, e em 2003 na administração lula, foi adquirido o Airbus A319 que foi de imediato apelidado de ‘AeroLula’.
Em 2006 o ‘Sucatão’ foi disponibilizado à TAM para minimizar o caos no transporte aéreo no Brasil. Em 2011 de volta para a FAB teve um defeito em uma turbina quando levava o ministro Fernando Pimentel e 66 empresários para à África. Ano passado (2013) um novo incidente com o ‘Sucatão’ desta vez ele iria trazer 143 militares brasileiros que retornava da missão de Paz no Haiti, uma das turbinas turbinas explodiu a alguns metros do solo em Porto Príncipe.
Finalmente em outubro de 2013 o sucatão junto com três aviões do mesmo modelo foi aposentado, ouve uma cerimônia na base aérea do Rio de Janeiro.
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