Comandante Rolim Amaro

Rolim Adolfo Amaro um dos mais geniais empresários que este país já teve, Comandante Rolim Amaro, que transformou a TAM na maior companhia aérea do Brasil e que hoje já esta entre as 20 maiores do mundo.

Rolim Amaro nasceu em Pereira Barreto, cidade do interior de São Paulo, no dia 15 de setembro de 1942. Trabalhou como assistente de mecânico, aprendiz de escrevente e office-boy de banco, em São Paulo. Apaixonado por aviões desde a infância economizou dinheiro e voltou para o interior onde pode fazer curso de piloto no aeroclube de Catanduva. Ao finalizar o curso em 1958 conseguiu emprego na Táxi Aéreo Star de Londrina, em 1959 foi para a Taxi Aéreo Riopretense em São José do Rio Preto e em 1969 chegou como piloto na TAM (Táxi Aéreo Marília S.A).

 



A TAM
Criada na cidade de Marilia – SP em 1961 com a união de dez jovens pilotos de monomotores cargueiro com o nome Táxi Aéreo Marilia (TAM). No inicio eram feito transporte de cargas e de passageiros entre os três estados, São Paulo, Paraná e o então Mato Grosso. Foram 6 anos até que a empresa foi vendida para o empresário Orlando Ometto que mudou a sede para a capital do estado, São Paulo e em 1971 o empresário com grandes dificuldades na administração convida o comandante Rolim Amaro que já havia trabalhado como piloto na companhia para ser sócio minoritário da empresa com 33% das ações. No ano seguinte investindo toda sua competência Rolim Amaro assume a direção da empresa com 51% das ações.

A TAM de Rolim Amaro

Desde que o Comandante Rolim Amaro assumiu a presidência da TAM foram só progresso. Modernizou a frota, em 1973 saiu à frente com os primeiros aviões brasileiros equipados com radar e aumentou as linhas de passageiros.
Em 1976 já com 98% das ações, Rolim Amaro ganhou destaque, fez a TAM ser vista como um fenômeno, a aviação crescia 15% a cada ano enquanto a TAM aumentava 70% a cada seis meses. Neste ano de 1976 uma grande mudança foi feita a empresa deu origem a uma nova, a TAM – Transportes Aéreos Regionais ( hoje a TAM Linhas Aéreas) onde Rolim tinha 69% das ações e em 1979 assumiu a totalidade das ações.
A década de 80 marca um período de crescimento. A mudança começa com a chegada dos turboélices, substituindo os aviões bimotores, em 1981, a TAM comemora a marca de um milhão de passageiros transportados, Já em 1986 adquire a companhia aérea Votec.
Na década de 90 chega aviões cada vez mais modernos, em 1996 a TAM já operava em todos os estados brasileiros e adquire a Lapsa do governo paraguaio e em 1998 faz os primeiros voos para fora do continente com rotas de São Paulo a Miami e um ano depois em parceria com a Air France faz rotas para a Europa, além de Iniciar as construções de um centro tecnológico em uma área de 447 hectares no município de São Carlos e um aeroporto onde criou um museu de aeronaves antigas.



A Morte do Comandante Rolim Amaro

Após passar o fim de semana em sua fazenda em Ponta Porã, na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, o comandante Rolim Amaro morre durante um passeio onde o helicóptero que pilotava caiu e explodiu em uma fazenda no município Pedro Juan Caballero, no Paraguai no dia 08 de julho de 2001.





" Participar de ações sociais é a única forma de devolver à sociedade aquilo que ela nos deu como participação no mercado."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sim! Dom Pedro estava com diarreia, montava uma mula e o grito do Ipiranga não foi bem o “Independência ou morte”.

Estatua de José Bonifácio em Nova Iorque